Pular para o conteúdo principal

Conhecendo os tipos de pele e seus cuidados

 

Nossa pele está exposta a todo tipo de mudanças climáticas  como poeira, umidade, raios solares, sujeiras e tempo seco, e sendo assim  precisa de uma limpeza específica e com o PH correto, para que esses grandes inimigos da pele não a prejudiquem e cause marcas de expressões e rugas. Além disso ter o sabonete facial propício irá ajudar a hidratar, reduzirá a acne e controlará sua oleosidade.

Para que tenha um resultado desejado precisamos identificar nosso tipo específico de pele, que são eles: pele normal, pele seca , pele oleosa e pele mista.


        Para identificarmos melhor vou explicar cada tipo:



                                             Pele normal



A pele normal tem a textura saudável e aveludada, ela produz a gordura em quantidade adequada, sem excessos, não tem muito brilho ou ressecamento, e apresenta poros pequenos e bem pouco visíveis. 

Cuidados com a pele normal:

- A mantenha sempre hidratada com produtos específicos para esse tipo de pele;

 -Use sabonetes faciais específicos para esse tipo de pele, lave 2x vezes ao dia;

- Use tônico facial e ou água micelar para manter o equilíbrio e limpeza da pele;

-Use bons protetores solares para evitar queimaduras solares.



                                               Pele seca



A pele seca possui características como descamação, coceira, aparência sem viço e luminosidade, sensação de repuxado, aspecto esbranquiçado, ardor, sensibilidade, manchas vermelhas e textura grossa, e nos seus caso mas graves pode até ter feridas. 

Cuidados com a pele seca:

- A mantenha sempre hidratada invista hidratantes com glicerina e ceramidas;

-Use sabonetes faciais específicos para esse tipo de pele, lave o rosto 2x vezes ao dia;

-Evite usar esfoliantes e produtos que contém álcool na sua composição;

-Use água termal ao invés de esfoliar;

-Evite maquiagem com efeito mate, se não puder passe um bom hidratante antes;

-Não lave o rosto com água quente, prefira lavar com a pele do rosto com a água fria;

-Use protetores solares específicos para esse tipo de pele.


                                                    Pele oleosa



A pele oleosa possui característica como brilho intenso, sensação de pele pesada, produção intensa de sebo, poros bem dilatados, e tendência a acne. 

Cuidados com a pele oleosa:

- Não lave o rosto com água quente, somente com a fria, pois pode aumentar o excesso de oleosidade;

-Use maquiagens mate, ela ajuda a controlar a oleosidade;

-Use sabonetes faciais específicos para pele oleosa, lave pelo menos 2x vezes ao dia;

-Evite cremes e hidratante com aveia, semente de uva, própolis e ureia;

-Sempre use hidratantes na rosto, mesmo a pele sendo oleosa ela precisa de hidratação, porque muitas vezes seu excesso de oleosidade e por falta de hidratação;

-Use protetores solares para esse tipo de pele.



                                             Pele mista



A pele mista possui característica de oleosidade excessiva na zona T ( Testa, nariz e queixo), tem polos dilatados nessas regiões, ela não é nem oleosa e nem seca e tem na maioria das vezes tem ressecamento nas demais áreas da face. Cuidados com a pele mista:

-Usar produtos em gel, pois possuem baixa consistência para obstruir os poros, já que são dilatados;

-Use sabonetes faciais específicos para esse tipo de pele, lave 2x vezes ao dia;

-Fazer uma limpeza de uma a duas vezes por semana;

-Use produtos em  espumas e mousse, pois são indicados para esse tipo de pele;

- Use protetor solares diariamente, mas escolha os adequados para seu tipo de pele;

-Use hidratantes para esse tipo de pele;



Como lavar o rosto adequadamente?


-Comece pelas mãos, elas devem estar bem limpas pois será o seu instrumento principal para a lavagem do rosto;

-Tenha atenção quanto a temperatura da água, pois a água extremamente quente pode ressecar o rosto, e pode causar efeito rebote, ou seja, pode aumentar a oleosidade da pele, o recomendável lava-lá com água fria.

-Use sabonete facial na medida certa, recomenda-se um pump, ou se for em barra ele deve ser aplicada diretamente na pele;

-Use o sabonete específico para a sua pele, pois cada tipo de pele precisa de produtos que contém formulas ideias para trata-lás;

-Lave seu rosto o massageando, faça movimentos suaves com as pontas dos dedos, nunca esfregue, pois a longo prazo pode danificar a sua pele;

-Ao secar o rosto com a tolha, seque delicadamente com movimentos ascendentes ( para cima), isso irá evitar a sua flacidez, pois movimentos para baixo a longo prazo podem fazer a pele do rosto ficar flácido e cair.



Abaixo selecionei alguns sabonetes líquidos que uso ou já usei, e que gostei dos resultados:


 

EFFACLAR GEL ALTA TOLERÂNCIA 300G

É um gel de limpeza específicos para peles mistas ou oleosas, sensíveis ou sensibilizadas por procedimentos estéticos ou agressões externas como sol e poluição. Ele limpa a pele sem ressecar pois não possue sabão, álcool, parabeno e nem ácidos, e por isso não irrita a pele. Recomenda-se usar de manhã e a noite em rosto úmido, na quantidade de uma moscada.


Normaderm Vichy 300 Ml

                                                                                                   
                                                            
É um gel de limpeza profunda que proporciona uma limpeza intensiva da pele removendo células mortas e impurezas, e muito bom para diminuir imperfeições poros como poros obstruídos, dilatados e brilho excessivo. Indicados para peles mistas e oleosas, substitui o sabonete líquido.
Recomenda-se usar de manhã e a noite em rosto úmido, na quantidade de uma noz moscada.



Para maiores maiores dúvidas procure um dermatologista, ele poderá te indicar produtos e cuidados específicos para a sua pele.  


 Gostaram do conteúdo? Querem ver mas temas assim?
Comentem! Curta e compartilhe!
Obrigada por estarem por aqui!
Beijos e até logo   
        




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Círculo Monocromático: o que significa e sua importância para composição e combinação de looks !

  Como todos sabemos o que chama mas atenção de primeira é a cor da roupa, seus tons e sua combinações, por isso é importante aprendermos sobre o círculo cromático ele irá nos auxiliará na combinações dos looks e ter uma composição certa na imagem pessoal. O círculo cromático é designado por uma paleta de cores que é composta por 12 cores, sendo elas:        Três Primárias Amarelo, azul e Vermelho: elas tem a formação de cores puras e não podem ser obtidas através de outras. Três Secundárias                               Laranja, roxo e verde : são formadas pela mistura das cores primárias.                  Seis cores terciárias são formadas pela mistura da cores secundárias Além das cores citadas acima , podemos criar milhares de outras cores utilizando a cor preta, que pode ser resultante de sombras e cores mas escuras ou o branco que pode tr...

Blush: Vamos conhecer sua história, como devemos aplicar, cores e seus tipos.

  O blush é um item muito necessário na maquiagem, ele dá um rubor nas maças do rosto, com isso se tem um  ar de saúde, ele não sai da necessaire das mulheres,  tira aquele efeito mascára que a base deixa junto com o contorno, traz vigor e o contorno natural do rosto de volta. História do Blush Os Homens gregos e romanos antigos eram conhecidos por aplicar como ocre, cinábri,  fiicus, açafrão ou cochonilha como um tipo de blush nas bochechas ( rubor), as mulheres européias usavam pó de madeira do Pau-Brasil, este último que se tornou um recurso comum no Ocidente e Zarcão e foi usado até 1920. Inicialmente o blush era em textura de pomada e com o passar do tempo foi definido em textura pó, pois assim ele é fino e se torna mas potente. O blush era usado por mulheres e homens na frança, principalmente nas peças de teatros, na época de 1768. Tinha a porcetagem  1% a 7% nas vendas de perfumistas, naquela época as pessoas podiam "fabricar" seu próprio blush, pois as m...

Reflexão!

Reflexão sobre os atuais acontecimentos Nessa fase tão transitória da vida que está sendo a Pandemia, nos pegamos a pensar, o que será de nós quando tudo isso acabar? O que será que vai acontecer? Dúvidas caem sobre nossos ombros, vem o medo a ansiedade, cobranças internas e externas. Como que já não bastasse a vida ser complicadíssima com seus tantos prós e contras, com os dias bons e outros nem tanto, começa até nos faltar a fé não é verdade? Ligamos a TV e somos metralhados com notícias de morte, desemprego, fome e etc. Isso faz um bum grande na nossa cabeça, ficamos sem direção e sem ânimo algum, parece que perdemos o norte! Tudo nos pesa e fica carregado.  Para que isso não nos afete profundamente temos que fazer uma faxina na vida, no coração e mudar nossos hábitos, para que esses sentimentos, momentos e situações não nos consuma, e nos tire a alegria de viver, pois a vida é bela e temos muito a viver e a ser feliz, cada um com a sua particularidade, sua fé, dificuldade e con...